POLO COSTA DAS DUNAS


O Polo costa das dunas é a porta de entrada para o Rio Grande do Norte. Localizado na costa litoral e cercado pelo azul do mar, a região é um dos principais destinos turísticos do estado. Repleto de praias, lagoas e presenteado pelo sol, o polo costa das dunas conta com uma rede hoteleira super preparada para receber milhares de visitantes todos os anos. Na região litorânea é possível fazer passeios de buggy, apreciando a paisagem das dunas e do mar, também é possível usufruir de uma rica e deliciosa gastronomia, à base principalmente de frutos do mar. Além de suas paisagens paradisíacas, o Polo Costa das Dunas encanta ainda pela beleza de sua história, seu folclore, seus monumentos históricos e seu povo acolhedor. Se você deseja conhecer e desfrutar dessa região basta visitar as cidades que compõem o polo costa das dunas: Natal, Parnamirim, Nízia Floresta, Rio do Fogo, Pedra Grande, Touros, Tibau do Sul, Macaíba, São Miguel do Gostoso, São José de Mipibu, Extremoz, Maxaranguape, Senador Georgino Avelino, Baía Formosa, Ceará Mirim e Canguaretama.

Baía Formosa | Fonte: google imagens
Praia de Ponta Negra - Natal | Fonte: google imagens
Lagoa de Genipabu - Extremoz | Fonte: google imagens

POLO AGRESTE TRAIRÍ


O polo agreste trairí é composto pelas cidades: Monte das Gameleiras, Santa Cruz, Passa e Fica, Serra de São Bento, Nova Cruz, Sítio Novo, Tangará, Montanhas, Jaçanã e Coronel Ezequiel. A região atrai visitantes tanto por suas paisagens magníficas como pela religiosidade de seu povo. O turismo de aventura e religioso aquecem a economia do polo, estando nessa região, mais precisamente na cidade de Santa Cruz, a maior estátua cristã do mundo com 56 metros de altura, em homenagem a Santa Rita de Cássia. O polo agreste trairí também é conhecido por suas paisagens montanhosas, suas tradicionais vaqueijadas, festas juninas e festivais gastronômicos.

Serra de São Bento | Fonte: google imagens
Estátua Santa Rita de Cássia - Santa Cruz | Fonte: google imagens
Monte das Gameleiras | Fonte: google imagens

POLO SERRANO


Para aqueles que gostam de muita aventura, natureza e clima ameno, o polo serrano é o lugar ideal para visitar. Localizada na porção oeste do estado, a região se caracteriza pelo clima super agradável e diferenciado que varia entre 16 e 22 graus durante boa parte do ano. Sua geografia é repleta de montanhas e grutas, ideal para a prática de escalada, trilha, vôo de asa-delta entre outras atividades. Outro grande destaque para a região é sua a rica gastronomia, reconhecida em todo o Brasil. Algumas cidades serranas realizam todos os anos concorridos festivais gastronômicos que movimentam o polo e encantam os turistas. Para conhecer as maravilhas do polo serrano basta visitar alguma de suas cidades: Alexandria, Doutor Severiano, Martins, Serrinha dos Pintos, Pau dos Ferros, Portalegre, Venha ver, Viçosa, Frutuoso Gomes, São Miguel, Carnaúbas, José da Penha e Patu.

Vista Serrana - Portalegre | Fonte: google imagens
Pedra do Nariz - Serrinha dos Pintos | Fonte: google imagens
Serra de Martins | Fonte: google imagens

POLO COSTA BRANCA


A Costa Branca localiza-se no litoral norte do Rio Grande do Norte, é composta por 16 municípios: Areia Branca, Assu, Caiçara do Norte, Carnaubais, Galinhos, Grossos, Guamaré, Itajá, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, São Bento do Norte, São Rafael, Serra do Mel e Tibau. A região tem esse nome por causa de suas dunas brancas e suas montanhas de sal, sendo a região de maior produtividade salineira do Brasil, destaque no mundo inteiro. A costa branca é um paraíso repleto de praias quase desertas, ideal para momentos de tranquilidade e contato com a natureza. Além de toda beleza e encantamento, suas paisagens são extremamente singulares, pois nessa região é possível ver o encontro do sertão com o mar, algo que só no polo costa branca você vai ter a chance de apreciar!

Farol de Galinhos | Fonte: google imagens
Parque Eólico - Canguaretama | Fonte: google imagens
Espetáculo Chuva de Bala - Mossoró | Fonte: google imagens

POLO SERIDÓ


O polo seridó é composto pelas cidades: Acarí, Caicó, Cerro Corá, Currais Novos, Florânia, Parelhas, Lagoa Nova, Ouro Branco e Carnaúba dos Dantas. A região faz parte do nordeste semi-árido e apresenta uma beleza típicamente nordestina, cercada pela caatinga, vegetação encontrada exclusivamente no nordeste. Na região é possível vistar sítios arqueológicos com espetaculares pinturas rupestres, que registram a presença do homem pré-histórico em nosso estado, também é possivel tomar banho em seus inúmeros açudes, rios e tanques naturais, além de usufruir de aventuras em suas muitas cavernas e trilhas. A região apresenta não apenas belezas naturais, mas também encanta seus visitantes com uma genuína gastronomia sertaneja e com seu artesanato já consagrado em todo o Rio Grande do Norte através dos famosos bordados.

Paróquia do Divino Espírito Santo - Ouro Branco | Fonte: google imagens
Bico da Arara - Acarí | Fonte: google imagens
Canyon dos apertados - Currais Novos | Fonte: google imagens



Em sua 9ª edição o Congresso Internacional CQ está sendo fomentado pelas seguintes instituições:


Realização

Instituto Social Iris
ABCP
REDE CQ
Embaixada Espnhola
GEFIN
APROFIN
CRC-RN
APCASP
BID


Apoio

CNPq

Cota bronze



FIPECAFI


Edições anteriores



Governo Federal
Tesouro Nacional
CFC
Receita Federal
CGU
ESAF
FONDCF
FGV
Abracicon
BNDES
banco do Brasil
Banco mundial
BID
PNUD
FMI
Embaixada Britânica - Brasil
FMI